Abaixo estão os fatores a serem considerados na seleção dos binóculos que melhor atendem às suas preferências e necessidades. Veja as discussões sob a suposição de que todos os outros fatores são iguais. Raramente serão, mas isso ajudará no fator de importância que você atribui a cada especificação no Scorecard O4B. As especificações que comparamos são:
Mais ampliação resulta em objetos maiores na visualização e mais capacidade de distinguir detalhes. Isso também significa que os binóculos serão mais difíceis de manter firmes, um campo de visão mais estreito e uma profundidade de foco menos aparente. Existem truques para tornar mais fácil manter os binóculos estáveis, mas mesmo 10x pode ser muito difícil para algumas pessoas.
A verdadeira preocupação deveria ser o equilíbrio e não o peso. Um binóculo bem equilibrado deve causar muito pouco estresse nos braços, pulsos e mãos. Um par mal equilibrado, mesmo que seja mais leve, irá distender os músculos, forçando-os a trabalhar contra o torque não natural.
Muitas vezes esquecidos até que seja tarde demais, os mecanismos de foco podem ser uma alegria ou uma dor, dependendo das suas preferências. As chaves para um bom binóculo com foco são velocidade e precisão.
Se você não conseguir mudar o foco rapidamente, perderá o pássaro. Um bom mecanismo de focagem irá do foco próximo ao infinito em uma volta completa (360º) ou menos. A maioria dos binóculos possui um mecanismo de foco linear. Se a marcha tiver uma relação de transmissão lenta, ela funcionará bem em curtas distâncias, mas será difícil focar em distâncias. Se a relação de transmissão for rápida, será difícil focar de perto, mas será excelente em longa distância. Uma nova inovação na focagem binocular é o equipamento de focagem de velocidade variável. Com esse tipo de equipamento, o foco é mais lento perto e mais rápido longe.
Se você não conseguir um foco nítido, será difícil visualizar a imagem. A qualquer distância, você precisa da velocidade e da profundidade de foco adequadas para atingir o alvo. Se um binóculo tiver profundidade de foco rasa, será necessário um esforço extra para tornar a imagem nítida. Isso também pode afetar a velocidade de foco quando estiver próximo da distância adequada.
As oculares ajudam a manter a luz dispersa longe de nossos olhos ao usar binóculos e ajudam a medir a distância das oculares aos nossos olhos. Originalmente, as oculares eram feitas de borracha e podiam rolar para cima ou para baixo dependendo se o usuário usava óculos. O problema era que rolar repetidamente fazia com que as oculares quebrassem. O primeiro avanço foram as oculares que deslizavam em vez de rolar, mas eram difíceis de manter no lugar, então foram substituídas por oculares que giravam. Eles podem ser deixados em qualquer posição, de cima a baixo. As oculares mais recentes têm paradas de clique em intervalos regulares no caminho de torção, com a distância de alívio do olho para cada parada marcada na concha.
A resistência às intempéries varia de nenhuma a à prova de chuva, à prova d’água e purgada com nitrogênio. A vedação à prova d’água é feita com anéis “O” de borracha. Os observadores de pássaros ativos devem obter impermeabilização purgada com nitrogênio, quer vivam em um clima úmido ou não. A purga de nitrogênio também pode impedir a entrada de poeira, areia ou qualquer outra coisa que possa entrar nos binóculos. É por isso que preferimos o termo “impermeabilização”.
Geralmente feita de borracha sintética, a blindagem protege o corpo do binóculo de danos físicos causados por batidas, batidas e elementos corrosivos. Quanto mais você paga pelos seus binóculos, mais deseja tratá-los como um investimento de longo prazo.